Criar uma Loja Virtual Grátis

Cidade de Sorocaba

Cidade de Sorocaba

 

Sorocaba

Sorocaba é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. É a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) com uma população de 586 625 habitantes (IBGE/2010) sendo, portanto, uma capital regional.[7] Porém a microrregião de Sorocaba conta com catorze municípios, somando mais de 1 300 000 habitantes. Possui uma área de 456,0 km², sendo 349,2 km² de área urbana e 106,8 km² de área rural.

Proporcionalmente à população, o município é o menos violento do interior do estado de São Paulo, devido à grande atuação da Polícia Militar, Civil e Municipal, principalmente entre 2000 e 2002, que combateu com intensidade a violência, a exploração do trabalho infantil e o tráfico de drogas.

Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das dez cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba). A cidade está se transformando em um polo industrial no interior da Grande São Paulo.

A cidade conta com setenta quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina nos próximos anos e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhante ao das cidades europeias de Barcelona e Paris.

Atualmente, é a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.[8]

É o oitavo município brasileiro e o quarto mercado consumidor do estado fora da Região Metropolitana da capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2 400 dólares estadunidenses para a população urbana e 917 dólares estadunidenses para a rural (7 200 pessoas) e a 29ª cidade brasileira com maior potencial de consumo.[9] Ainda, é a quarta maior cidade paulista a receber novos investimentos e uma das maiores do país, figurando na lista das trinta cidades que mais geram empregos no Brasil.

 
Município de Sorocaba
"Manchester Paulista"
Sorocaba aerial 01.jpg
Bandeira de Sorocaba
Brasão de Sorocaba
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 15 de agosto
Fundação 15 de agosto de 1654 (357 anos)
Gentílico sorocabano
Lema Pro Una Libera Patria Pugnavi "Lutei Por Uma Pátria Livre"
Prefeito(a) Vitor Lippi (PSDB) (20092012)
Localização
Localização de Sorocaba
Localização em São Paulo
Sorocaba está localizado na Brasil
 
Localização no Brasil
23° 30' 07" S 47° 27' 28" O23° 30' 07" S 47° 27' 28" O
Unidade federativa São Paulo
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista IBGE/2008[1]
Microrregião Sorocaba IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Porto Feliz, Votorantim, Mairinque, Itu, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Iperó, Alumínio, Capela do Alto, Boituva, Piedade, Ibiúna, Cabreúva e Tatuí.
Distância até a capital 95 km[2]
Características geográficas
Área 449,122 km² [3]
População 593,775 hab. (SP: 9º) –  = Estimativa IBGE/2011[4]
Densidade 1,32 hab./km²
Altitude 601 m
Clima subtropical Cwa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,828 (SP: 40°) – elevado PNUD/2000[5]
PIB R$ 13 072 889,430 mil (BR: 30º) – IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 22 683,70 IBGE/2008[6]

 

História

Fábrica de ferro em Sorocaba de São João de Ipanema em 1884
Sorocaba pré-histórica

As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba, na chamada depressão periférica. Nela, desponta, como destaque, o morro do Araçoiaba, polo magnético regional, cercado pelas milenares trilhas indígenas do Peabiru, caminho transul-americano que ligava os oceanos Atlântico e Pacífico. Ao longo dele, os primeiros habitantes da região, indígenas ainda na fase do nomadismo, construíram suas aldeias.

Às margens do rio Sorocaba, habitavam os tupiniquins, do grupo tupi. Documentos residuais são encontrados acidentalmente, de tempos em tempos, sob a forma de urnas funerárias e objetos de pedra lascada e polida. Os incas e os índios brasileiros praticavam o comércio entre si, realizando-se as trocas entre grupos das mais diferentes regiões.

Durante escavações efetuadas para a instalação do sistema de esgoto em fevereiro de 2006, encontraram-se pedaços de cerâmica rústica a cerca de dez quilômetros do centro da cidade, no bairro Brigadeiro Tobias.

A Árvore Grande

Na época do desbravamento do Brasil, existia, na região, apenas uma encruzilhada destacada por uma frondosa paineira, que, até o ano de 2008, ainda existia no bairro batizado como Árvore Grande. Encontravam-se ali índios, sertanistas, tropeiros e bandeirantes em viagem para descanso e comercialização.

O pelourinho

Os bandeirantes passavam por essa região quando iam para Minas Gerais e Mato Grosso à procura de ouro, prata e ferro. Em 1589, o português Afonso Sardinha esteve no morro de Araçoiaba à procura do ouro mas encontrou somente minério de ferro. No local, nesse ano, Afonso Sardinha construiu a primeira casa da região, que deu origem à fundação da vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrat, mudando-se para a vila de São Filipe no Itavuvu em 1611.

Por ordem do então governador-geral do Brasil (período entre 1591 e 1602), Dom Francisco de Sousa, foi inaugurado o pelourinho (símbolo do poder real) na vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrat, no morro de Araçoiaba em 1599.

Terra rasgada

Após o retorno de dom Francisco à corte, o capitão Baltazar Fernandes instalou-se na região em 1654 com família e escravaria vindas de Santana de Parnaíba nas terras que recebeu do rei de Portugal. Fundou então, a 15 de agosto de 1654, um povoado com o nome de Sorocaba.

A palavra "sorocaba" vem do tupi sorok ("rasgar") e aba, sufixo substantivador. Assim, Sorocaba significa "lugar da rasgadura"[10].

Para incentivar o povoamento, Baltasar Fernandes doou terras aos beneditinos de Parnaíba, para que estes construíssem um convento e uma escola que funcionassem como um centro gerador de cultura. Essa edificação foi o mosteiro de São Bento, fundado em 1660.

O povoado foi elevado a município no dia 3 de março de 1661, passando a chamar-se vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba e, na ocasião, foi instalada a primeira câmara municipal.

O primeiro ciclo a marcar a vida econômica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração. Os bandeirantes sorocabanos Paschoal Moreira Cabral e Miguel Sutil são fundadores da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso.

Até então, a principal fonte de renda era o comércio de índios como escravos. A partir do século XVII, foi gradativamente substituída pelo comércio de mulas.

O ciclo do tropeirismo e a feira de muares

O coronel Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do estado do Rio Grande do Sul, conduziu pelas ruas do povoado a primeira tropa de muares no ano de 1733, inaugurando o ciclo do tropeirismo.

Sorocaba tornou-se um marco obrigatório para os tropeiros devido a sua posição estratégica, eixo econômico entre as regiões Norte, Nordeste e Sul. Com o fluxo de tropeiros, o povoado ganhou uma feira onde os brasileiros de todos os estados reuniam-se para comercializar animais, a feira de Sorocaba.

Este fluxo intenso de pessoas e riquezas promoveu o desenvolvimento do comércio e das indústrias caseiras baseadas na confecção de facas, facões, redes de pesca, doces e objetos de couro para a montaria.

A Revolução Liberal

Em 1842, Rafael Tobias de Aguiar, o brigadeiro Tobias, comandou a revolução Liberal juntamente com o padre Diogo Antônio Feijó para combater a ascensão dos conservadores durante o início do reinado de Dom Pedro II, mas foi derrotado pelas forças imperiais. Foi, por duas vezes, presidente da província de São Paulo.

A Estrada de Ferro Sorocabana

Em 1852, apareceram as primeiras tentativas fabris. No entanto, o comércio do algodão cru revertia melhores lucros aos Sorocabanos.

A cultura do algodão desenvolveu-se grandemente, a ponto de levar Luís Mateus Maylasky, o maior comprador de algodão da zona, a construir, em 1870, a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) inaugurada em 1875. A ferrovia foi um dos fatores do desenvolvimento industrial, que teve início com a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, primeira metalúrgica em escala industrial da América Latina, de onde saiu um dos grandes Sorocabanos, Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro.

A partir da queda das exportações do algodão, os Sorocabanos passaram a industrializar a fibra na própria cidade. Assim, Manoel José da Fonseca inaugurou, em 1882, a fábrica de tecido Nossa Senhora da Ponte; logo em 1890, apareceram as fábricas Santa Rosália e Votorantim, que deram início ao parque industrial de Sorocaba juntamente com as indústrias têxteis de origem inglesa que se instalaram na cidade, tornando-a conhecida como a "Manchester paulista".

Sorocaba pertenceu à comarca de Itu desde 1811 até a criação da comarca de Sorocaba em 30 de março de 1871.

A diocese foi criada em 1924 e suas atividades começaram em 1925.

A industrialização

O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com mais de 1700 empresas: entre elas, algumas das principais do país.

O parque industrial de Sorocaba possui excelente infraestrutura rodoviária, transportes públicos, rede de energia elétrica, telecomunicações, deposição de lixo e resíduos industriais, água e esgoto, com mais de 25 000 000 de metros quadrados.

As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras, tornando-se assim uma cidade dinâmica e de boa situação econômica.

Zoológico

Em Sorocaba, se encontra o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, inaugurado em 20 de outubro de 1968, reconhecido nacional e internacionalmente, pelos trabalhos que desenvolve nas áreas de pesquisas científicas, conservacionismo, preservacionismo e educação ambiental tendo a classificação “A”, a mais alta outorgada pelo IBAMA, tem em seu interior uma faixa de mata atlântica de transição em estágio secundário, um lago, o Museu Histórico Sorocabano e abrigava em 1992, segundo levantamento feito pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, um total de 1 487 espécimes de 353 espécies entre mamíferos, aves e répteis, sendo setenta por cento pertencentes à fauna brasileira, tendo, dentre elas, 36 espécies ameaçadas de extinção.

O zoológico é referência na América Latina no que se refere a lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental e recebeu em 2007 mais de 1 000 000 de visitantes, dentre eles estudantes de 81 cidades do estado de São Paulo.

Geografia

Localização

A cidade localiza-se na região sudeste do estado de São Paulo,[11] a 92 quilômetros de distância da capital do Estado. As principais rodovias são a Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270). É atravessada pelo Rio Sorocaba, afluente da margem esquerda do Rio Tietê. O município de Sorocaba situa-se sob o Trópico de Capricórnio, na latitude 23° 26′ 16″ para a época de 2011, passando pelos bairros de Aparecidinha e Parque São Bento. No entroncamento da Rodovia José Ermírio de Morais (SP-75, Castelinho) com a interligação para a Rodovia Raposo Tavares, a Rodovia Dr Celso Charuri (SP-91/270) há um marco sinalizando o Trópico.

Demografia

Segundo dados do Censo 2010 IBGE, a população de Sorocaba é de 586 625 habitantes. Houve crescimento de 18,81% em relação ao ano de 2000. A densidade demográfica é de 1 305,46 hab./km². As mulheres são maioria em Sorocaba, com 51,1% do total. Em números absolutos, são 299.513 mulheres e 286 798 homens, ou seja, Sorocaba tem 12 715 mulheres a mais que homens. Há ampla predominância urbana da população em Sorocaba, com apenas um por cento da população (5 971 moradores) vivendo na zona rural, contra 580 654 na zona urbana.

Dentre as maiores cidades do Brasil (em população), Sorocaba está em trigésimo lugar. Já dentre as maiores cidades de São Paulo (em população), Sorocaba está em nono lugar.

Relevo

O relevo é classificado como ondulado, caracterizado por vertentes e altos de serra, com altitude média de 632 metros em relação ao nível do mar. A maior altitude é de 1 028 metros, nas cabeceiras do rio Pirajibu, na Serra de São Francisco, próximo a Alumínio. A menor altitude 539 metros está no vale no Rio Sorocaba. Em termos geomorfológicos, Sorocaba situa-se na borda da Depressão Periférica Paulista, na Linha de Queda Apalachiana, conforme definida pelo Prof. Aziz Ab'Saber. Essa configuração deve-se ao fato de Sorocaba situar-se no limite entre o Planalto Atlântico, que compreende domínio de rochas cristalinas, com relevos mais elevados e as rochas da Bacia Sedimentar do Paraná com relevo mais ondulado e altitudes mais baixas. O Rio Sorocaba e sua bacia são responsáveis pela dissecação do relevo.

Vegetação

A vegetação natural original era de mata Atlântica, com locais de floresta ombrófila densa de montanha. Domina a vegetação de cerrado e secundária em vários estágios de sucessão (capoeiras)e[12][13]

Clima

Sorocaba apresenta um clima subtropical, temperado, quente, sendo o mês mais frio Julho (média de dezoito graus centígrados) e o mais quente Fevereiro (média de 25°C). O índice pluviométrico fica em torno de 1 300 milímetros por ano. De acordo com a classificação de Köppen, Sorocaba pode ser classificada com clima dominante do tipo "Cwa", que caracteriza clima subtropical quente, com chuvas de verão e temperatura no mês mais quente ≥ 22°C.

Não apresenta deficiências hídricas, ficando na faixa de zero milímetro a cinquenta milímetros / ano, confirmadas por balanços hídricos segundo a técnica de Thornthwaite.

A tabela climática abaixo mostra as temperaturas médias mensais, máximas e mínimas registradas, precipitação e dias de chuva com médias mensais e anuais no período de 1 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de 2011 para o município de Sorocaba.

[Esconder]Médias de temperatura do ar e precipitação para Sorocaba
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima registrada (°C) 34 34 34 32 30 28 30 32 34 34 34 34 34
Temperatura máxima média (°C) 30 30 30 28 25 24 24 27 27 29 29 30 28
Temperatura mínima média (°C) 20 20 19 18 14 13 12 13 15 17 18 19 17
Temperatura mínima registrada (°C) 16 16 16 13 9 8 7 7 10 12 13 14 7
Precipitação (mm) 288 157 118 42 62 33 52 28 63 87 127 178 1 235
Dias de chuva 17 13 10 6 6 4 5 4 7 10 10 13 105
Fonte: CIIAGRO[14]

Hidrografia

A cidade situa-se na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba, com área de 5 269 km². O rio Sorocaba é formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim. Suas cabeceiras estão localizadas nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque. Percorre 227 km e desemboca no rio Tietê, no município de Laranjal Paulista[15]. É o maior e principal afluente da margem esquerda do rio Tietê.

O rio Sorocaba atravessa a área do Município de Sorocaba na direção norte-sul, em grande parte acompanhado pelas vias marginais. São afluentes mais importantes pela margem direita os rios Água Podre, Tavacahi, Taquaravari e Pirajibu, que é o maior deles; pela margem esquerda os afluentes são o Supiriri, Córrego Fundo, Caguassu, Olaria, Itanguá, Ipanema, Sarapuí, Pirapora e Tatuí.

O maior manancial de água da região de Sorocaba é o reservatório de Ituraparanga, também conhecido como Represa da Light, cuja barragem foi construída no canyon do rio Sorocaba, na Serra de São Francisco. A área da represa é protegida pela Apa da Represa de Itupararanga.

Em termos de águas subterrâneas, as características geológicas da região de Sorocaba incluem os sistemas aquíferos Cristalino, nas rochas de embasamento e Tubarão, nas rochas sedimentares do Grupo Itararé da Bacia do Paraná.

Solos

O solo é caracterizado como podzólico vermelho-amarelo, com textura argilosa cascalhenta, muito argilosa; latossolo vermelho-escuro de textura argilosa; latossolo vermelho-amarelo com textura média argilosa. Ocorrem também litossolos, que são pouco desenvolvidos geralmente com depressões.

Geologia

O município de Sorocaba situa-se exatamente sobre o limite entre as rochas sedimentares paleozóicas da Bacia Sedimentar do Paraná (Grupo Itararé, com rochas depositadas em antigos ambientes periglaciais, continentais a transicionais, deltáicos, compreendendo arenitos, siltitos e diamictitos de idade Permiano-Carbonífero, cerca de 300 milhões de anos) e rochas do embasamento cristalino (Neoproterozóico) como metassedimentos e granitos. As rochas cristalinas sofreram deformação durante a amalgamação do paleocontinente Gondwana Sul, durante o final do Neoproterozóico ao Cambriano Inferior. Os batólitos (corpos) graníticos importantes são o Maciço de Sorocaba (de coloração cinzenta, quimismo Cálcio-alcalino, Tipo I) e Maciço São Francisco (de coloração rósea, Subalcalino a Alcalino, Tipo A, com notáveis fácies rapakivi), respectivamente com idades aproximadas de 600 e 550 milhões de anos. Rochas pré-cambrianas metassedimentares marinhas, de baixo grau metamórfico como filitos, metacalcários (explorados para cimento), metarenitos, metaconglomerados, entre outras são incluídas no Grupo São Roque, cujas idades de sedimentação podem ser superiores a 1 bilhão de anos. A direção estrutural dominante nas rochas metassedimentares do grupo São Roque é ENE-WSW com os maciços graníticos concordantes. O Granito Sorocaba configura um corpo alongado e aflora na região dos altos do Campolim, estendendo-se para sul ocupando grande parte da área urbana do município de Votorantim e bairro Campolim, em Sorocaba, e para leste, na Rodovia Raposo Tavares (lavras de brita), passando por Brigadeiro Tobias, cruzando a Rodovia Castelo Branco e formando paredões rochosos na altura do Road Shopping e, terminando no vale do rio Tietê, próximo a Cabreúva. Já o Granito São Francisco constitui a imponente serra homônima onde estão as maiores altitudes da região e estende-se desde Salto de Pirapora até Alumínio. A Represa de Itupararanga foi construída no canyon do Rio Sorocaba, sobre o granito São Francisco.

Na região, a Serra de Araçoiaba ou Morro Ipanema compreende uma intrusão ultrabásico-alcalina (Mesozóico, Cretáceo Inferior), remanescente de um antigo vulcão que constitui uma estrutura denominada "Horst Dômico", há 123 milhões de anos, que emerge atravessando as rochas sedimentares da Bacia Sedimentar do Paraná. Neste lugar, teve início a primeira exploração e produção do ferro (metalurgia) no Brasil, iniciada em 1586 com a descoberta do mineral magnetita por Afonso Sardinha e ampliada em 1810 com a criação da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema (Real Fundição Ypanema). O minério era retirado da magnetita que ocorre associada ao corpo ultrabásico de natureza miasquítica, provavelmente associando um carbonatito que, ao ser erodido, deixou como produto os nódulos do referido mineral, sendo estes posteriormente carregados pelo Ribeirão do Ferro, para onde foram encontrados em 1586.

Regiões Administrativas-econômicas

Zona Norte

A Zona Norte da cidade faz fronteira com as seguintes regiões: Além Linha, Zona Industrial-Adm. e zonas rurais. É a região mais populosa da cidade. Em suas vias principais, há grande concentração de comércio e serviços públicos. Entre os atrativos desta região, destacam-se o Aeroporto de Sorocaba e os hipermercados Coop, Extra e Carrefour. A região também conta com um centro de compras, o Villàggio Shopping, estabelecimento localizado no bairro Santa Rosália que é um dos mais tradicionais da cidade. Há também praças, parques e centros esportivos.

A Zona Norte de Sorocaba teve grande expansão principalmente nos últimos dez anos. Estima-se que existam na região 260 bairros e aproximadamente 200 000 habitantes. Um dos fatores de crescimento dessa região foi a duplicação e a urbanização de suas duas principais vias: Av. Itavuvu e Av. Ipanema. Outro fator foi a implementação de dezenas de condomínios e loteamentos residenciais.

Atualmente na Zona Norte de Sorocaba existem empresas e profissionais prestadores de serviços em praticamente todos os setores.

O aeroporto de Sorocaba, localizado na avenida Santos Dumont, atraiu, para a região, muitas empresas do setor aeroviário. Além de vinte pontos de táxis, 34 linhas do transporte coletivo urbano com 134 ônibus atendem os bairros da Zona Norte.

A região é única da cidade com dois terminais de ônibus integrados. A zona Norte conta também com uma Agência do INSS, uma unidade pré-hospitalar Municipal, três hipermercados, galerias comerciais e agências bancárias em suas avenidas principais, o que fez aumentar o tráfego de veículos e de pessoas.

O centro esportivo Dr. Pitico e o horto Florestal Municipal, onde ocorre aos domingos a feira da Barganha, são duas opções de lazer desta região.

  • Ponto com internet gratuita - wi-fi free zone: Guarda Municipal (Parque São Bento).

Lançamentos Futuros: - Plaza Shopping Itavuvu de dois pavimentos com 200 lojas, praça de alimentação, cinemas, 5 lojas âncoras entre elas 1 hipermercado e estacionamento para 1500 veículos. - Shopping Cidade com 300 lojas, praça de alimentação, cinemas e estacionamento para 2000 veículos - Fábrica da Toyota no final da Avenida Itavuvu. - Duplicação da Avenida Itavuvu até a Rod. Castello Branco. - Programa Sorocaba Total: Mega Via no Eixo Noroeste da cidade. - serão mais de mil condomínios em construção até 2016.

Zona Sul

Vista parcial da zona sul da cidade: SESI, à direita
Avenida Barão de Tatuí, no Vergueiro, principal ligação da zona sul com o centro da cidade

A Zona Sul, caracterizada pelo Campolim-Vergueiro, fica ao sul da cidade e faz fronteira com as seguintes regiões: Centro, Cerrado e Além Ponte.

Apesar de residencial, esta região é uma das mais estruturadas da cidade. O bairro Campolim é considerado o melhor bairro da cidade para se viver. Possui o Esplanada Shopping, o Hospital Oftalmológico, o SESC, a Rodoviária, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o Walmart, Carrefour, Extra, Faculdade de Direito de Sorocaba, PUC, escolas particulares, etc.

As suas vias mais movimentadas são as avenidas Antônio Carlos Cômitre, Barão de Tatuí e Washington Luiz. Nestas avenidas, está concentrada a maior parte da estrutura que muito bem atende os moradores locais e os visitantes. Estima-se que cerca de 95 mil carros circulam diariamente pela Avenida Antônio Carlos Cômitre.[carece de fontes?]

Nos últimos anos, grandes condomínios verticais e edifícios comerciais envidraçados começam a aparecer na região. Atualmente, esta região possui o metro quadrado mais valorizado da cidade. Representa a capacidade empreendedora do povo Sorocabano no contexto regional e alinha nossos ideais aos dos países do primeiro mundo. Região de muitos restaurantes e casas noturnas com fácil acesso pela rodovia Raposo Tavares.

  • Ponto com internet gratuita - "Wi-Fi - Free Zone": Praça Panathlon (Parque Campolim).

Zona Leste

Alamedas no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, localizado na zona leste

A Zona Leste da cidade faz fronteira com as seguintes regiões: Zona Industrial-Adm., Brigadeiro Tobias, Além Linha, Centro e Campolim-Vergueiro.

A região Além Ponte é bastante antiga e tem o privilégio de possuir o Zoológico de Sorocaba chamado Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros como um de seus principais atrativos. Várias ruas e avenidas comerciais atendem satisfatoriamente os moradores dos bairros. Com a expansão da Avenida São Paulo, a região ganhou vários condomínios residenciais luxuosos. Possui também um campus da Universidade de Sorocaba que atrai pessoas de todas as cidades da região além do Ginásio Municipal de Esportes.

Região tradicional, de colonização espanhola. O nome origina-se da necessidade de transpor o Rio Sorocaba através de pontes. Concentra grande atividade comercial, parques, ginásio esportivo, residências e casarões históricos.

Nos últimos anos, com o prolongamento da avenida São Paulo, esta região se modernizou e se expandiu com a criação de vários condomínios residenciais como Granja Olga 1, 2 e 3, Village Vert, Rancho Dirce, Residencial Vicente de Moraes, Village Saint Claire, Residencial Parque das Árvores, Village Davignon, Residencial Vila Inglesa.

Zona Oeste

A região Cerrado fica a Oeste da cidade e faz fronteira com as seguintes regiões: Além Linha, Zona Norte, Centro e Campolim-Vergueiro.

Esta região é uma das mais populosas de Sorocaba e concentra grande atividade comercial nas vias principais. Grandes áreas de expansão residencial já estão sendo ocupadas. O SESI, o Hospital da Unimed, o supermercado Makro, empresas como Coca-Cola, centro de abastecimento CEASA-CEAGESP, o Clube Recreativo Campestre e o Clube Pagliato são alguns dos atrativos que movimentam esta região.

O nome Cerrado vem da antiga vegetação que predominava na região antes da alta taxa de urbanização dos dias atuais.

A Região Cerrado é uma das maiores regiões do município e concentra grande atividade comercial nas vias principais e zonas de expansão residencial.

Centro

A região do Centro faz fronteira com as seguintes regiões: Além Ponte, Além Linha, Cerrado e Campolim-Vergueiro.

Praticamente comercial, a região central tem grande valor cultural e histórico. Prédios antigos contrastam com edifícios novos. Muitos órgãos do governo, clínicas e bancos estão espalhados por suas ruas e avenidas para atender o público que vêm de todas as partes da cidade. Dois terminais de ônibus urbanos estão localizados no centro de Sorocaba. O Sorocaba Shopping, belas praças e monumentos fazem parte também dos atrativos desta região.

Tudo começou nesta região que hoje vive do contraste entre as arquiteturas antigas, contemporâneas e futuristas. O Centro de Sorocaba possui verdadeiros shoppings a céu aberto que são os cinco boulevares e as alamedas projetadas. O Centro faz limite com as seguintes regiões: Além Linha (N), Campolim-Vergueiro (S), Além Ponte (L) e Cerrado (O).

  • Pontos com internet gratuita - "wi-fi free zone": Praça Cel. Fernando Prestes e Largo do São Bento.
 

Vista de alguns dos subúrbios de Sorocaba

Região metropolitana

Encontra-se em processo de tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei Complementar nº 33/2005 [1] que cria a Região Metropolitana de Sorocaba e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. Os municípios abaixo listados integram uma população de 1 448 410 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010.

A região de Sorocaba incluiria:

Educação

Prédio de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (à direita) e entrada de um dos Campus (à esquerda).   Prédio de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (à direita) e entrada de um dos Campus (à esquerda).
Prédio de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (à direita) e entrada de um dos Campus (à esquerda).

Sorocaba possui nove universidades, sendo sete privadas: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Sorocaba (UNISO), ESAMC Sorocaba, Anhanguera, Veris Ibmec (antigo Uirapuru Superior), Academia de Letras de Sorocaba, Universidade Paulista (UNIP), e duas públicas: UNESP Sorocaba e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Possui também nove faculdades, entre elas, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Sorocaba (FATEC-SO), Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO), Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior (IMAPES), Academia de Ensino Superior (AES), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Anhanguera Educacional, Centro de Educação Sorocabano Uirapuru e União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP), entre outras escolas.

São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas, de ensino fundamental a médio, muitas com cursos profissionalizantes.

Também estão presentes na cidade grandes instituições como o SENAI, Senac, Escola Técnica Estadual Rubens de Farias e Souza, Escola Técnica Estadual Fernando Prestes de Albuquerque e o Colégio Politécnico de Sorocaba (instituição filantrópica), abriga também o colégio modelo de Sorocaba, a escola Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida também como "Estadão".

Excelência em Direito

A Faculdade de Direito de Sorocaba, também conhecida como FADI, é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. É considerada a melhor faculdade de Direito da região de Sorocaba, mantendo índices isolados no ranking da OAB, em 2010 teve aprovação de 30,61% alunos contra 10% da UNISO, 9,45% da UNIP e 8% da FADITU[16].

A organização do processo seletivo da faculdade é realizada pela Fundação Vunesp. O vestibular é anual com duzentas vagas (cem matutino e cem noturno). O último vestibular a divulgar a estatística de inscritos foi em 2005 sendo 638 candidatos para duzentas vagas (3,19 candidatos por vaga).[17]

Atualmente, 53 anos após a sua fundação, mais de 6 000 advogados foram formados pela instituição que está entre as melhores de ensino superior do Brasil.[18]

Saúde

A cidade é servida por uma boa infra-estrutura na área da saúde com muitos hospitais como o Hospital Santa Lucinda, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Santa Casa de Misericórdia (fundada há mais de duzentos anos), Hospital Evangélico, Hospital Samaritano, Hospital da Unimed, e o Hospital Regional de Sorocaba. Destaca-se o Hospital Oftalmológico de Sorocaba onde foram realizados 2.063 transplantes de córnea em 2007[19] (é o hospital que mais realiza transplante e captação de córneas no Brasil). Foi homenageado no I Prêmio Destaque em Doação de Órgãos da Secretaria de Saúde de SP e já conseguiu eliminar a fila de espera para o transplante na região de Sorocaba e em toda a cidade de São Paulo.

O Hospital Santa Lucinda atingiu o 100º transplante de rim em 2004.[20] Em 2007, foram inauguradas 12 salas com equipamentos de alta tecnologia, resultado de um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões por parte da Fundação São Paulo.[21]

O CHS é responsável pelo atendimento do nível terciário de 48 municípios do sudoeste paulista com uma população de mais de 3 milhões de habitantes. É referência em trauma, pois é o único hospital com neurocirurgião de plantão presencial em toda a região.

É referência estadual no tratamento de queimados [22]. O melhor trabalho científico de 2009 na área de queimaduras, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foi coordenado pelo médico e professor da PUC-Sorocaba Hamilton Aleardo Gonella e realizado no CHS. Durante um ano, a equipe de Gonella pesquisou a aplicação de curativos com prata nanocristalina. A técnica, testada em cinco pacientes do CHS, apresentou resultados positivos, ampliando o intervalo de troca do curativo o que reduz o sofrimento do paciente e custos no atendimento hospitalar.

O Serviço de Cirurgia Plástica do CHS possui 34 prêmios por trabalhos científicos em áreas diversas. Sobre queimaduras, são pelo menos dez. [23]

Hospital Regional de Sorocaba, o maior hospital público da região

O ambulatório de Cirurgia de Hérnia é modelo[24], vários treinamentos são realizados para cirurgiões de todo o país. Em Sorocaba é realizada uma técnica em que o corte tem entre 2 e 2,5 centímetros, menor que os procedimentos utilizados em outros lugares.[25]

Em 2009, foi noticiado na Folha de São Paulo um estudo coordenado pela Universidade Harvard com dados de pacientes de 21 centros de tratamento de trauma norte-americanos e do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o único representante da América Latina, que embasa um novo protocolo de atendimento a crianças com menos de três anos que sofreram algum tipo de trauma, como queda ou acidente de carro.[26]

Em 2010, o serviço de Cirurgia Plástica da PUC recebeu três importantes prêmios nacionais. Um no 7º Congresso Brasileiro de Queimaduras e os outros dois no 47º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. Destinado aos melhores trabalhos científicos apresentados por médicos residentes no Congresso Brasileiro de Queimaduras, o prêmio “Germano Riquet”, foi conferido à equipe pelos resultados em um tratamento de queimaduras da face, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. O tratamento foi realizado na unidade de queimados do CHS, em uma mulher de aproximadamente 30 anos, que teve a face gravemente queimada e deformada pelo fogo, enquanto trabalhava. O caso foi acompanhado e tratado no CHS durante seis anos e levou diversos procedimentos, como enxerto de pele e de sobrancelha, além de expansor do couro cabeludo - para reparar as sequelas da queimadura.[27]

A Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP) - a primeira faculdade de medicina do interior do Brasil - foi fundada em 1950 e é uma das maiores responsáveis por Sorocaba ser um centro de referência para a saúde no Brasil tendo formado muitos profissionais renomados.

Sorocaba é também considerada como um centro de excelências em clínicas do tipo SPA como o SPA Med Campus Sorocaba e o SPA São Pedro.

Economia

██ Grande São Paulo, núcleo da área/região metropolitana legalmente definida

Complexo Metropolitano Expandido

██ Baixada Santista (costa sul), Campinas (norte), São José dos Campos (leste)

██ Jundiaí

██ Sorocaba

██ Áreas menores por vezes incluídas no Complexo Metropolitano Expandido: Bragança Paulista, Piracicaba e as cidades de Limeira, Rio Claro e Araras.

Sorocaba registra, hoje, uma diversificação econômica raramente vista em outros municípios brasileiros. Sorocaba é a quinta cidade em desenvolvimento econômico do estado, com investimentos da ordem de 3 500 000 000 de dólares estadunidenses, com 5 000 000 000 de dólares estadunidenses de produto interno bruto (PIB). Suas indústrias exportam para mais de 115 países gerando impostos da ordem de 370 000 000 de dólares estadunidenses por ano. Existem (em 2006) em Sorocaba cerca de 1 700 indústrias instaladas, 15 300 pontos de comércio, 9 900 prestadores de serviço e 25 000 trabalhadores autônomos. Localizada num região privilegiada, próxima a vias de acesso rodoviário e hidroviário que a ligam aos grandes centros de consumo e levam na direção dos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Sorocaba oferece atrativo adicional às empresas: uma estrutura de qualificação de mão-de-obra que cobre com qualidade o nível operacional.

Sorocaba faz parte do Complexo Metropolitano Estendido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, e pelas cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí e, cuja população somada ultrapassa os 31 000 000 de habitantes. Atualmente, é a quarta maior cidade do interior do estado de São Paulo, superada apenas por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

A cidade possui diversos programas e organizações não governamentais que combatem a miséria e a pobreza, além do grande incentivo da prefeitura de Sorocaba, consequentemente as avenidas e ruas são pouco usadas por mendigos ou pedintes como fonte de renda e sobrevivência.

Por isso, atualmente, Sorocaba oferece grande qualidade de vida aos sorocabanos, que vivem numa cidade arborizada, com inúmeras praças e pontos turísticos ativos e restaurados, ruas e avenidas possuem sinalização, tornando fácil o acesso a turistas e moradores da microrregião de Sorocaba, o tráfego intenso é atendido pela urbanização vigente, a violência é controlada e ativa e a pobreza não é visível.

Transportes

Trem Sorocaba - São Paulo (capital)

Em maio de 2010, a Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) concluiu estudos sobre os ramais para a Baixada Santista e Sorocaba por meio de linhas de trens de passageiros.

Ainda não se sabe se usarão os trilhos já existentes das antigas linhas Sorocabana ou se trafegarão por faixas paralelas ao atual traçado.

São esperados de 30 a 50 mil passageiros por dia nas novas ramificações. O plano é que elas possam competir com as linhas rodoviárias em rapidez, eficiência e conforto. O custo de cada linha é estimado entre 3,5 e 4 bilhões de reais.

A expectativa é que tudo esteja pronto até 2014, antes da Copa do Mundo FIFA no Brasil. A proposta é ter linhas diretas para Sorocaba e baixada Santista saindo de São Paulo (cidade).[2]

Megalópole Rio-São Paulo, reúne importantes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Santos, São José dos Campos,Sorocaba e Jundiaí, ainda, 60% de toda produção industrial brasileira.
Megalópole Rio-São Paulo, reúne importantes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Santos, São José dos Campos,Sorocaba e Jundiaí, ainda, 60% de toda produção industrial brasileira.

Aeroporto

O Aeroporto de Sorocaba é um dos mais movimentados do estado em termos de pousos e decolagens. Atualmente, não há nenhum voo comercial operando no aeródromo, mas, durante alguns anos, a TAM e a Oceanair operaram a rota Sorocaba - São Paulo (Congonhas) e Sorocaba - Rio de Janeiro (Santos Dumont) com aeronaves Fokker 50 e Embraer EMB-120 Brasília.

O aeroporto de Sorocaba já foi um grande centro de operações comerciais do estado de São Paulo, realizando voos domésticos com frequência.

Atualmente, o aeroporto é usado por aviões de pequeno porte; praticamente não são feitos voos comerciais. Dentre os serviços prestados, encontram-se, principalmente, os de transporte de carga; existem poucas pistas para decolagem.

Para sua melhor utilização, necessita-se da aplicação de mais recursos para a ampliação das instalações. Ainda que não seja possível o intenso fluxo de aeronaves de grande porte no local – devido à localização do aeroporto, próximo a áreas residenciais, o que ocasionaria maiores riscos à população, além do incômodo constante aos moradores locais, resultante da presença do mesmo – é necessário o aumento do fluxo de voos na região.[3]

No segundo semestre de 2009, o governo federal, por intermédio do ministério da defesa, liberou 2 800 000 reais para as obras de reforma do aeroporto. A reforma contará com pavimentação da pista de rolamento e acessos, construção do anexo operacional e fechamento da frente e dos lados do terminal de passageiros.[4]

Rodovias

  • SP-75 - Rod. Santos Dumont (Sorocaba - Campinas)
  • SP-79 - Rod. Waldomiro Correa de Camargo (Sorocaba - Itu), Rod. Raimundo Antunes Soares (Sorocaba - Piedade)
  • SP-91/270 - Rodovia Dr. Celso Charuri (interligação entre as rodovias Raposo Tavares e Senador José Ermírio de Morais (Castelinho)
  • SP-97 - Rod. Emerenciano Prestes de Barros (Sorocaba - Porto Feliz)
  • SP-264 - Rod. João Leme dos Santos (Sorocaba - Salto de Pirapora)
  • SP-270 - Rod. Raposo Tavares (Sorocaba - São Paulo, Sorocaba - Presidente Prudente)
  • SP-280 - Rod. Castelo Branco (Sorocaba - São Paulo, Sorocaba - Ourinhos e Norte do Paraná)
  • SP-354 - Rod. Sorocaba - Iperó

Transporte urbano

Terminal Santo Antônio, onde é possível fazer a baldeação de linhas sem precisar pagar nova tarifa.

Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Sorocaba é constituído por 95 linhas de ônibus, sendo 86 radiais (ligando os bairros aos terminais centrais), quatro centrais e cinco interbairros (que fazem a ligação entre os bairros periféricos sem passar pelos terminais centrais).

A tarifa de ônibus da cidade é uma das mais caras do Brasil. O valor atual está fixado em 2,85 reais (alguns lugares podem chegar a 3,35, embora sem a autorização da URBES).

Cinco empresas operam o sistema: a Sorocaba Transportes Urbanos (STU) a Reunidas Paulista (sendo a Reunidas Pta. e a STU, de mesmo dono), Auto ônibus São João, Rosa Turismo e Jundiá, sendo essas 4 ultimas, em caráter emergencial, após a prefeitura decretar caducidade da concessão do lote 1, que há alguns meses atrás era operada pela Transporte Coletivo de Sorocaba (TCS), pertencente a René Gomes, dono do grupo de transportes RGS. Ao todo, possuem uma frota aproximada de 333 veículos, entre convencionais, microônibus, padron e articulados(1) ( Sendo os carros padrons e o carro articulado, pertencente à dona do lote 2 do transporte coletivo de Sorocaba, a STU). As empresas emergenciais operarão até Junho de 2010, sendo que já foi lançado o edital de licitação para a operação definitiva das linhas do lote 1.

Sorocaba possui dois terminais urbanos de ônibus: São Paulo e Santo Antônio, ambos localizados no centro da cidade; neles, é possível fazer a baldeação de linhas sem precisar pagar nova tarifa. A cidade também possui cinco Áreas de Transferência (pontos terminais das linhas interbairros, integradas à rede de transporte) em bairros periféricos:

  • Brigadeiro Tobias
  • Éden
  • Itavuvu
  • Ipanema - Zona Norte
Rodocenter - o terminal rodoviário da cidade, na zona sul, localização estratégica na saída para São Paulo.
  • Ipiranga

Diariamente, o sistema de transporte urbano de Sorocaba transporta 180.000 passageiros, sendo que o preço atual da tarifa social é de R$ 2,65. Aos Domingos e feriados, a tarifa social é de R$ 1,00 apenas para os portadores do cartão social. Atualmente, a cidade testa um novo sistema de bilhetagem, no qual os bilhetes de papel são substituídos em definitivo por cartões rígidos de PVC.

Transporte suburbano

O transporte suburbano é operado por três empresas de ônibus: Piracema de Transportes (para Salto de Pirapora), Auto Ônibus São João (para Votorantim, Salto de Pirapora, Boituva Araçoiaba da Serra-Cercado e Porto Feliz) e Rápido Luxo Campinas (para Alumínio, Mairinque, São Roque, Itu, Salto, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e Iperó). Todas as linhas suburbanas partem da rodoviária de Sorocaba (localizada no centro geográfico da cidade), com exceção das linhas para Votorantim (com ponto final ao lado do Terminal Urbano São Paulo).

Transporte intermunicipal e interestadual

É ainda efetuado através do terminal rodoviário Rodocenter que se encontra obsoleto. Há várias empresas com linhas para diversas cidades do estado de São Paulo, para os estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Situa-se na Avenida Comendador Pereira Inácio, 100, próximo ao centro da cidade.

Recursos

Os visitantes podem contar com diversas opções para o lazer, a cultura e o negócio quando na cidade.

Há muitas opções para as acomodações que variam de hotéis de baixo custo até padrão 4 estrelas, incluindo cadeias internacionais de hotéis como o Transamérica, Hotel Ibis, Nacional Inn entre outros. Dois centros de convenção internacionais estão disponíveis.

Os principais jornais de Sorocaba são Cruzeiro do Sul, Diário de Sorocaba e Bom Dia. Dentre as emissoras de rádio em Frequência Modulada FM estão: 88.3 FM Antena 1, 91.1 FM Jovem Pan 2, 92.3 FM Cruzeiro, 94.9 FM Vanguarda, 96.5 FM Cacique 2, 99.7 FM Rede Aleluia, 100.5 FM Ativa, Deus é Amor, 102.7 FM Band FM, 103,9 FM, 105.9 FM e as de Amplitude Modulada AM: faixa comunitária / Sorocaba, 1080.0 AM Rede Boa Nova, 1160.0 AM Cacique, 1210.0 AM Vanguarda, 1520.0 AM Rede Aleluia. As emissoras de TV são a TV TEM, afiliada da Rede Globo, TV Sorocaba, afiliada do SBT, TV Bandeirantes Sorocaba, TV Record Sorocaba.

Há muitos parques abertos ao público, igrejas históricas, monumentos, museus, mausoléus e memoriais, cinco centros comerciais (Esplanada Shopping, Sorocaba Shopping, Shopping Granja Olga, Shopping Panorâmico, Villàggio Shopping e Plaza Shopping Itavuvu), doze grandes hipermercados e spas. O jardim zoológico municipal, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, é um dos maiores e bem construídos jardins zoológicos da América do Sul. A vida noturna na cidade é agitada e conta com diversas opções, pode-se citar algumas atrações como apresentações teatrais, cinemas, nightclubs, bares e restaurantes, sendo alguns de cozinha internacional.

Cultura, turismo e lazer

Biblioteca Municipal
Lago dos macacos no zoológico
Recinto com ariranha no zoológico

Sorocaba conta com 21 parques municipais. Ver anexo Lista de parques de Sorocaba

Parque João Câncio Pereira (Água Vermelha)

Possui um alqueire de terra com três lagos, palmeiras e árvores frutíferas, sendo um excelente espaço de lazer.

Parque Ouro Fino

Uma área de fundo de vale com uma riqueza natural e sua mata ciliar. Possui playground, campo de futebol e mesas para piqueniques.

Parque da Biquinha

Local com uma topografia privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com um lago e várias quedas de água, foi criado em 1976. Várias mudas de plantas de várias regiões brasileiras foram plantadas para o enriquecimento da paisagem e servindo como atrativo para diversas espécies de animais. Possui área apropriada para lazer, quiosques com churrasqueiras, local para piqueniques, playground e um delicado orquidário.

Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”

Bastante apropriado para a prática de esportes e caminhada, o parque é uma área verde com uma cobertura vegetal predominante de eucaliptos e mata ciliar preservada, com 145 mil metros quadrados. Podem ser observados vários animais, como araras, pavões, patos e gansos. Foi criado em 22 de dezembro de 1977 e é apropriado para a realização de atividades educativas e eventos como a Expo-verde, feira de plantas e flores que conta com exposição de pesquisas realizados pelas Universidades da região.

Parque Zoológico Municipal de Sorocaba

Considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros destaca-se por suas características que se apoiam na educação, lazer, pesquisa e conservação. Ocupa área de 150 000 metros quadrados, dos quais 17 000 são ocupados por um lago e outros 36 000 por vegetação natural da mata Atlântica. Está localizado no bairro Vila Hortência, na zona leste da cidade.

Parque do Paço Municipal

É a área onde se encontra o Conjunto Arquitetônico do Alto da Boa Vista (Palácio dos Tropeiros, Teatro Municipal Teotônio Vilela, Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger" e Câmara Municipal de Sorocaba). Possui área verde, equipamentos de exercício físicos, Pista de Caminhada “Odilon Araújo” e playground.

Parque Carlos Alberto de Souza

Situado na Av. Antônio Carlos Comitre, Parque Campolim (espelho d'água, três pistas de caminhada, com 1 500m, 1 900m e 2 600m, ilha de alongamento, equipamentos de exercícios).

Parque Kasato Maru

Jardim japonês situado no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz. Foi construído em homenagem aos cem anos da imigração japonesa no Brasil.

Parque Miguel Gregório de Oliveira

Um dos maiores parques da cidade. Localiza-se entre os bairros Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba 1) e Wanel Ville. Possui pista de caminhada e é aberto ao público 24 horas.

Parque dos Espanhóis

É uma homenagem à colônia espanhola em Sorocaba. O local onde funcionou o Centro Social Urbano - CSU está numa área de mais de 40 000 m2 e custou aos cofres públicos quase 1 000 000 de reais em reformas, novos espaços, equipamentos, paisagismo e adaptações. O parque dos Espanhóis é considerado um dos maiores espaços públicos em funcionamento na cidade. O pórtico da entrada principal foi desenhado em estilo típico da Espanha da idade Média. O acesso ao parque pode ser feito pela rua Campos Sales, no bairro Pinheiros, na região Além Ponte.

Parque Maestro Nilson Lombardi

Situa-se na avenida Américo Figueiredo, no Jardim Ipiranga. Conta com anfiteatro para 1 200 pessoas, ciclovia, pista de skate, duas quadras poliesportivas, pista de caminhada, entre outras atividades de lazer.

Jardim Botânico de Sorocaba

Sorocaba possui, ainda, parques mais recentes, como o parque das Águas, no Jardim Abaeté e o parque dos Espanhóis, em Pinheiros.

FUNDEC - Fundação de Desenvolvimento Cultural Constituída em 1992 como uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, é responsável por boa parte da agenda cultural da cidade de Sorocaba. Administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, os núcleos de Informações, Corais, Danças e Artes Cênicas, o Cineclube Municipal, os grupos de MPB e Jazz, Choro e Cordas, a Banda Sinfônica, o Espaço de Exposições e a Usina Cultural. Tem sua sede no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844 em pleno coração da cidade. Já serviu de abrigo para a Prefeitura de 1935 a 1980 e para a Câmara Municipal de Sorocaba de 1982 a 1999.

Os teatros mais importantes são Teatro Municipal Teotônio Vilela, Teatro 'Armando Pannunzio' (SESI), Teatro América, Teatro do SESC. Entre os museus há o Museu Histórico Sorocabano, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Casa de Aluísio de Almeida, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, Museu do Tropeirismo, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu da Imagem e do Som de Sorocaba e Museu de História Militar de Sorocaba.

Os principais monumentos de Sorocaba são: Canhões da Praça Dr. Arthur Fajardo; Pelourinho; Monumento a Balthazar Fernandes; Marco da Revolução Liberal; Monumento aos Bandeirantes; Monumento a Luiz Matheus Maylasky; Monumento ao Tropeiro; Monumento ao Algodão; Obelisco ao Pracinha da Força Expedicionária Brasileira; Monumento a João de Camargo; Monumento à Mãe Preta; monumento a Rafael Tobias de Aguiar; Cruz de Ferro, entre muitos outros.

Outros locais de interesse são; Mercado Municipal; Casa de Aluísio de Almeida; Casarão do Brigadeiro Tobias; Espaço Cultural Municipal; Usina Cultural; a Oficina Cultural Regional “Grande Otelo”; Capela de João de Camargo; Capela do Divino; Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento; Catedral Metropolitana de Sorocaba; Igreja de Aparecidinha; Capela Nossa Senhora da Penha.

Etnias

Cor/RaçaPorcentagem
Branca 66,6%
Negra 6,8%
Parda 24,2%
Amarela (asiático) 2,0%
Indígena 0,4%

Fonte: PNAD 2007.

Religião

  • Católica Apostólica Romana

A cidade é sede da Arquidiocese de Sorocaba, criada em 4 de julho de 1924. É responsável pelas paróquias dos municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Tem Nossa Senhora da Ponte como padroeira. É a Arquidiocese Metropolitana da Região Sul 1. Desde 2005, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues é o Arcebispo Metropolitano de Sorocaba. A Catedral Metropolitana de Sorocaba tem história de mais de dois séculos. Situa-se na Praça Cel. Fernando Prestes, no centro da cidade. É também sede da Arquidiocese de Sorocaba.

Religião Porcentagem Número
Católicos 70,31% 452 520
Evangélicos 20,04% 89 220
Sem religião 6,66% 29 150
Espíritas 2,10% 20 350
Budistas 0,39% 5 310
Umbandistas 0,21% 4 200
Judeus 0,11% 1 800

Fonte: IBGE 2007

Esportes

Clubes de futebol

  • Esporte Clube São Bento
  • Clube Atlético Sorocaba
  • Esmeralda Maicon Futebol Clube -(nota o clube e fundado desde 2009 mais a federação Paulista de Futebol não a reconheçe por motivos absolutos da lei estadual de 2002, que preve qualquer clube ater uma propria sede e ter suas Relaçoes objetivas no propio clube)

Existiu entre os anos de 1957 a 1965 o Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube,

Estádios

Clubes diversos

Clube de Campo de Sorocaba, Clube União Recreativo, Circulo Ítalo-Brasileiro Gabriele D'Annunzio, Associação Cristão de Moços de Sorocaba - ACM, Ipanema Clube, SESC Sorocaba, SESI, Ginásio Municipal de Esportes Gualberto Moreira, Liga Sorocabana de Futsal, Shangri-Lá Country Club, Sorocaba Club, Santana Atlético Club, Associação Atlética Santa Rita Sorocaba, Jockey Club de Sorocaba, Tênis Clube Sorocaba, Banespinha Sorocaba, Centro Esportivo Doutor Artidoro Mascarenhas, Centro Esportivo Pinheiros, Centro Esportivo Brigadeiro Tobias, Centro Esportivo Jardim Simus, Centro Esportivo Jardim Maria Eugênia, Centro Esportivo Central Parque, Clube Atlético Barcelona, Clube Atlético Monte Negro, Ginásio Golaço, Sociedade Recreativo Santos, Associação Atlética Banco do Brasil, Clube Atlético Monte Negro de Sorocaba, Xadrez Clube Sorocaba, ADESG - Associação Diplomados Escola Superior Guerra, Estoril Atlético Clube, Centro Convivência Aluísio Almeida Vila Santana, Clube Sorocabano de Bicicross - BMX Sorocaba.

Ciclovias

A Prefeitura Municipal de Sorocaba tem um projeto em andamento, denominado como Plano Cicloviário, para a construção de cerca de 70 quilômetros de Ciclovias na cidade, onde pode ser utilizado por ciclistas em condição de trabalho, esporte ou lazer. É um dos maiores projetos deste segmento no país, seguindo modelo como as utilizadas em Aracaju e Santos. Tem como base o conceito Cidade Saudável e Cidade Educadora.

No plano inclui-se a instalação de paraciclos (com capacidade para doze bicicletas cada) e bicicletários (com maior capacidade) em pontos estratégicos na cidade, como terminais e ciclovias.

A Guarda Municipal de Sorocaba mantém policiais treinados para utilizar bicicletas equipadas da melhor maneira, como um transporte mais eficaz e também como arma. Estes servem para garantir a segurança nas principais ciclovias e parques da cidade.

Ciclovias em Avenidas

  • Washington Luiz
  • Bento Mascarenhas Jequitinhonha
  • Paulo Emanuel de Almeida
  • Camilo Júlio
  • Dom Aguirre (Marginal do Rio Sorocaba)
  • Elias Maluf
  • Santos Dumont
  • Arthur Fonseca
  • Antônio Silva Saladino
  • 15 de Agosto
  • General Osório
  • Itavuvu
  • Santa Cruz
  • Mário Covas
  • Américo de Carvalho
  • Armando Pannunzio
  • Victor Andrew
  • Ulysses Guimarães
  • Prof. Joaquim Silva
  • Tadao Yoshida
  • Victor Andrew
  • Fernando Stecca
  • General Motors
  • José Martinez Peres

Ciclofaixas

  • Paes de Linhares

Ciclovias em Parques

  • Parque das Águas
  • Parque Maria Eugênia
  • Parque do Ipiranga
  • Parque da Vila Formosa

Eventos e datas comemorativas

Fevereiro

- Carnaval - Cruzeirão

Março
Abril
Maio
  • Semana da Cultura Negra
  • Semana do Tropeiro - desfile de cavaleiros, comitivas, pouso do Tropeiro, exposições, concursos de causos, mentiras e grupos folclóricos. Local: Recinto de Exposições Pedro Marcelo Santos.
  • 22 - Dia da Colônia Portuguesa

- Projeto Mapa Cultural Paulista - mostra de artes, canto coral, composição musical, dança, desenho de humor, fotografia, literatura, teatro e vídeo.

Junho
  • 02 - Dia da Colônia Italiana
  • Semana do Meio Ambiente
  • 18 - Dia da Colônia Japonesa
  • Festas Juninas - praça da Amizade, Santa Rosália
  • Feira Aeroesporte Regional
Julho
  • Projeto Curta Dança - mostra de Dança de Sorocaba e Festival Curta Dança.
  • Procissão para Aparecidinha. No segundo domingo do mês.
Agosto
  • Semana das Nacionalidades
  • Semana de Sorocaba - (15 de agosto, aniversário de Sorocaba, feriado municipal)
  • Salão de Fotografia
  • Festival de Pipas - junto ao Palácio dos Tropeiros
Setembro
  • Projeto Terra Rasgada - artes plásticas e visuais, teatro, música, dança e literatura.
  • Exposição Nacional de Orquídeas - exposição e venda de mudas - Centro Esportivo do SESI.

21 - Dia da Árvore, Semana da Árvore

Outubro
  • Novembro
  • Semana de Aluísio de Almeida
  • Semana Antonio Francisco Gaspar
  • 20 - Dia da Consciência Negra (feriado municipal)
  • 22 - Dia da Colônia Árabe
  • 29 - Dia da Colônia Israelita
  • Projeto Curta Teatro
  • Dezembro
  • 06 - Dia da Colônia Espanhola
  • Projeto Natal da Praça

Cidades geminadas

Referências

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista. Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.
  3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Estimativa Populacional 2011. Estimativa Populacional 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 06 de setembro de 2011.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  7. Regiões de influência das cidades 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (10 de outubro de 2008). Página visitada em 27 de novembro de 2008.
  8. Ciclovia paulista vai ligar Votorantim a Sorocaba
  9. Brasil em Foco – IPC Target 2008
  10. https://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/verbos_primeiraclasse.htm
  11. Prefeitura de Sorocaba - Dados Gerais
  12. https://admin.zrmidia.com.br/systemfiles/19/editorfiles/Fundamentos%20da%20Cobranca%20pelo%20Uso%20dos%20Recursos%20Hidricos_V6%20.pdf Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê
  13. https://www.geografia.ufpr.br/laboratorios/labs/arquivos/FAVERO_et_al_2008_AVALIACAO_CONSERV_NATUREZA.pdf AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NAS UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABA (SP) – CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM
  14. lnk=https://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Listagens/Resenha/LResenhaLocal.asp Resenha: Sorocaba no período de 01/01/1995até 01/01/2011..
  15. https://www.rededasaguas.org.br/comite/comite_05.asp Comitê das Bacias Hidrográficas - Rede de Águas
  16. Percentual por área - Exame de Ordem 2010.1 -
  17. https://www.vunesp.com.br/vestibulares/fdso0401/241[1].pdf
  18. Artigo - Faculdade de Direito se prepara para formar a sua 50ª turma e está entre as melhores instituições de ensino superior do país -
  19. São Paulo homenageia campeões de transplantes. Página visitada em 27 de outubro de 2009.
  20. Batista, Evenize. "Equipe realiza 100.º transplante de rim". Jornal Cruzeiro do Sul. 10/06/2004.  (página da notícia visitada em 14/03/2010)
  21. "Inaugurado o novo centro cirúrgico do Santa Lucinda". Jornal Cruzeiro do Sul. 22/09/2007.  (página da notícia visitada em 14/03/2010)
  22. https://www.cruzeirodosul.inf.br/acervo/2007/11/11/20071111-caderno_de_domingo-37833.shtml
  23. https://www.bomdiasorocaba.com.br/Noticias/Dia-a-dia/6044/Congresso+premia+trabalho+sobre+queimadura+no+CHS
  24. https://www.cruzeirodosul.inf.br/acervo/2005/06/17/20050617-cidades-373451.shtml
  25. https://www.cruzeirodosul.inf.br/acervo/2005/12/14/20051214-cidades-379274.shtml
  26. https://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u657845.shtml
  27. https://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=374991

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Sorocaba

Wikitravel newlogo.png Guia de viagens sobre Sorocaba no Wikitravel.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sorocaba